Powered By Blogger

sábado, 9 de junho de 2007

Nunca mais formate o HD

Mostraremos um método de instalação do disco rígido que traz várias vantagens. Uma delas é que, em caso de catástrofes, não será necessário formatar o disco rígido e reinstalar o sistema operacional. Ao invés disso, faremos a restauração de uma imagem do sistema operacional já instalado, usando o Norton Ghost – software batante útil encontrado no pacote Norton SystemWorks.

É preciso implantar o método na ocasião da instalação do Windows e da formatação do disco rígido. No caso do Windows 98/ME, fazemos a partição e a formatação através dos programas FDISK e FORMAT. No caso do Windows XP, essas operações são feitas pelo próprio programa de insalação do sistema operacional. Divida o seu disco rígido em pelo menos duas partes, sendo uma para o sistema operacional e a outra para dados, e se desejar, também programas.

Por exemplo: em um HD de 40 gb, podemos fazer C= 5 gb para o Windows XP e usar o espaço restante para dados e programas. Se quisermos instalar um grande número de programas no próprio drive C, usamos um tamanho maior. O Windows 98 ocupa um espaço menor. Poderíamos reservar para ele os mesmos 5 gb e ainda sobraria muito espaço para programas. Enfim, a decisão sobre o tamanho de cada unidade lógica de disco dependerá do que pretendemos armazenar.

Depois e instalar o Windows, use o programa Norton Ghost para fazer uma imagem do drive C, que conterá o Windows recém instalado. O Ghost opera a partir de um disquete de boot, em modo MS-DOS. Portanto, é preciso que o drive D, no qual será gravada a imagem compactada do drive C (Windows recém instalado), deverá estar formatado com FAT32. No caso do Windows 98/ME, os discos usam automaticamente FAT32.

No caso do Windows XP, podemos usar tanto NTFS como FAT32. Recomendamos que ao instalar o Windows XP você escolha NTFS para o drive C, e FAT32 para o drive D. Quando executar o boot com o disquete do Ghost, ocorrerá uma troca de letras se o drive C usar Windows XP com NTFS. Nesse caso, a segunda partição assumirá a letra C. No caso do Windows 98, os drives ocuparão as mesmas letras C e D. O comando do Ghost para copiar todo o disco de sistema (partição primária) para um arquivo de imagem é: Local / Partição / Para imagem.

Selecione, então, a partição primária como origem e para destino, escolha gravação na segunda partição (no caso do Windows 98, esta será o drive D; no caso do Windows XP, usando a partição primária com NTFS, esta será um drive C).

O programa perguntará se desejamos compactar o arquivo de imagem, o que é recomendável. Escolhemos a compactação Alta. Uma imagem compactada do Windows 98 recém instalado ocupa cerca de 100 mb, e do Windows XP na mesma situação, cerca de 500 mb. Podemos chamar tal imagem de WIN00.GHO. Se, um dia, for preciso formatar o disco rígido e reinstalar o Windows, não percisamos fazê-lo. Basta usar o Ghost, fazendo o boot, através do seu disquete, e regravar o sistema a partir do arquivo de imagem.

O comando a ser usado é: Locao / Partição / Da imagem. Selecionamos a imagem WIN00.GHO e usamos como destino, a partição primária. A restauração demorará de 5 a 10 minutos e seu efeito será equivalente ao de formatar o drive C. Obviamente, todos os dados do drive C serão apagados, mas como o disco rígido está dividido em dois, podemos copiar os arquivos importantes para o drive D antes de realizar a restauração.

Você pode criar outras imagens do Windows, à medida em que vai configurando e instalando novos softwares. Por exemplo: pode partir do Windows recém instalado e instalar todos os drivers de hardware, fazer o Windows Update e instalar o Office, então, fazer uma imagem com o nome WIN01.GHO. Em caso de catástrofes que tornem necessário formatar o drive C, é melhor restaurar um disco já com todos os drivers, programas e atualizações que fazer tudo a partir do zero.

O Ghost não deve ser encarado como um programa de backup. Se o objetivo for simplesmente faze backup de arquivos importantes, podemos gravá-los em CD ou utilizar programas de backup como aquele que é fornecido com o Windows. O Ghost faz um tipo de operação de backup/restauração que esses programas não fazem: a cópia completa do disco de sistema bem como sua restauração.

Esta restauração, a partir de uma imagem, pode ser feita com o Ghost até mesmo quando o sistema operacional é apagado do drive C, caso em que o Windows nem mesmo pode ser carregado. O Ghost não precisa do sistema operacional funcionando para fazer seu trabalho de restauração.

Esta dica foi tirada de http://www.pcsos.com.br/contents.php?cid=87

Veja Mais dicas Uteis neste saite.

Nenhum comentário: